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AS CONSOANTES NO ALFABETO FONÉTICO INTERNACIONAL

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Conhecendo bem as vogais no ALFABETO FONÉTICO INTERNACIONAL, agora vamos ver as consoantes. É bem simples, cada símbolo representa um som ou segmento de fala diferente e, sabendo qual é o som e seu símbolo, você consegue produzi-lo sem o auxílio auditivo. Vamos à tabela que você também pode encontrar inteira aqui:

#fonética #faleemespanhol #portalvhe #alfabeto #vamosahablarespanol #especialfonetica

E o que são esses nomes todos estranhos aí? Parece complicado, mas na verdade é bem simples: as colunas são os locais (pontos de articulação) onde os sons se formam e as linhas são quais os órgãos (modo de articulação) que estão envolvidos para a produção do som. Lembra daquele esquema dos órgãos no outro artigo? Não? Então reveja para que eu consiga te explicar melhor: Fale em Espanhol usando o Alfabeto Fonético

As palavras do jeito que são ditas são representadas entre colchetes ([ ]) e há a marcação com um símbolo ( ‘ ) para distinguir a sílaba tônica ou a vogal tônica.

Pontos de articulação – são onde os locais onde os sons se formam. Lembrando que nem todos os sons da tabela são produzidos por todas as línguas.

− Bilabial: passagem do ar obstruída pelos dois lábios Ex: Pai [‘pai], Bola [‘bɔlɐ], Mais [‘maiz]

− Labiodental: obstrução parcial do ar pelo lábio inferior com os dentes superiores Ex: Faca [‘fakɐ], Vaca [‘vakɐ]

− Dental: toque da língua com os dentes Ex: Tio [tʃiu], Dado [‘dadu], Nada [‘nadɐ]

− Alveolar: toque da língua com os alvéolos Ex: seDa [‘sedɐ], Zebra [‘zebɾɐ], Lua [‘luɐ], caRo [‘kaɾu]

− Pós-alveolar: língua e palato duro e alvéolos. Ex: feSta [‘fɛʃtɐ], Geral [ʒe’ɾau]

− Retroflexo: língua e palato

− Palatal: língua com palato duro Ex: Lhama [‘ʎamɐ], Nhoque [‘ɲɔki]

− Velar: estreitamento da cavidade bucal , toque da língua com palato mole Ex: Casa [‘kazɐ] , Gude [‘gudʒi]

− Uvular: úvula

− Faringal: raiz da língua com a faringe

− Glotal: estreitamento da glote

Modos de articulação – demonstram quais os órgãos que estão envolvidos para a produção do som.

− Plosiva: bloqueio total e momentâneo do ar, explodindo quando aberto Ex.: [p, b, t, d, k, g]

− Nasal: o ar expirado ressoa na cavidade nasal, parte do ar sai pelo trato vocal Ex.: [m, n, ɲ]

− Vibrante: vibração de um ou mais órgãos articuladores Ex.: [r] como em barato.

− Tap ou Flap: batida rápida da ponta da língua nos alvéolos, é o sempre utilizado em encontros consonantais Ex.: [ɾ] como em prato

− Fricativa: passagem de ar através de um canal estreito feita pelos articuladores Ex.: [f, v, s, z, ʃ, ʒ, x]

− Fricativa lateral: semelhante à fricativa, mas com a saída de ar pela lateral

− Aproximante: emissão de ar é obstruída mas não tanto como na fricativa

− Aproximante lateral: emissão de ar é obstruída e emitem o ar pelas laterais da língua e da boca Ex.: [l, ʎ]

Para entender melhor

Experimente falar as seguintes palavras:

− pá, bá, tá, dá, cá, gá – coloque a mão a frente da boca e perceba o ar saindo, explodindo como as plosivas

− nã, mã, cã – tape e destape o nariz e perceba a alteração dos sons; essas são as nasais

− ra, re, ri, ro, ru (como em caro, pare) – coloque a mão no pescoço (pomo de adão) e perceba a vibração

− prato, fraco, trago – fale pausadamente como em pa-ra-to, fa-ra-co e ta-ra-go e perceba o movimento da língua com os alvéolos, batendo rapidamente; são os taps flaps

− fa, fe, fi, vo, su – percebe que para fazer você faz um biquinho? Essas são as fricativas!

− lha, lhe, li, lo, lhu – falando devagar, você percebe o ar saindo pelos cantinhos da língua, são as aproximantes laterais

Referências bibliográficas: Cardoso, Denise Porto. Fonologia da Língua Portuguesa. Universidade Federal de Sergipe, CESAD, 2009 Silva, Thais Cristofaro. Fonética e Fonologia do Português. Editora Contexto, São Paulo, 2007 Wikipedia. Alfabeto fonético internacional. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Alfabeto_fon%C3%A9tico_internacional. Acesso em 13/04/2019

Fiquem ligados que semana que vem tem o último post da série Especial Fonética, aqui no blog do #portalvhe

Escrito por:

Mariana Castilho, Estudante de Letras. USP – FFLCH

marianaescreveu.com

instagram.com/marianaescreveu

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