Hola, chicos..
¿Qué tal?
Essa é uma pergunta que certamente você já se fez. Talvez por acreditar que espanhol e português são idiomas bem parecidos e, logo, será mais simples ou mais rápido aprendê-lo. A resposta é que sim, é possível, e por isso decidimos te ajudar com algumas dicas que vão ser bem úteis na hora dos estudos. Vamos lá?
Dica 1: Inclua o idioma no seu dia a dia
A imersão no ESPANHOL é fundamental para quem quer facilitar o processo de chegar a uma boa fluência. Portanto, inclua o idioma o máximo que puder no seu dia a dia: adapte as configurações de seu celular e redes sociais para o Espanhol. Assim, você terá um contato dinâmico com a língua e vai se familiarizando com diversas novas palavras e expressões.
Dica 2: Pense em Espanhol
Essa dica tem relação com a anterior, pensar em espanhol é fundamental para a fluência no idioma. Parece um pouco óbvio, não é? Mas muitas vezes em razão da proximidade entre espanhol e português, os estudantes brasileiros tendem a pensar na sua língua materna para depois traduzir ao espanhol e isso é um pouco perigoso…
Dica 3: Não se preocupe com sotaque
É natural que a gente fique com medo ou vergonha do nosso sotaque enquanto estrangeiro aprendendo um novo idioma. Não se preocupe com o SOTAQUE. Você só precisa se preocupar com a pronúncia correta das palavras para evitar mal entendidos pois sabemos que podem surgir várias, justamente pela proximidade entre português e espanhol.
Dica 4: Não tenha medo de errar
Você vai cometer ERROS e tudo certo, tá bem?
Cometer erros é natural ao falar qualquer idioma, até mesmo no português, que é a nossa língua nativa. Então, não busque a perfeição na hora de conversar em espanhol. Desde que a mensagem seja transmitida de forma efetiva e compreendida, errar uma ou outra coisa não o fará menos fluente.
Dica 5: Prática diária
Pratique ESPANHOL todos os dias, cerque-se de conteúdos como filmes, séries, documentários, músicas e livros que tenham ESPANHOL como idioma principal.
– Sabiam que até hoje, mesmo depois de alcançar minha fluência, consumo sempre coisas em espanhol?
E não falo coisas que preciso consumir porque irei preparar uma aula ou conteúdo. Consumo para me manter sempre com espanhol “fresquinho” na cabeça e porque amo, claro, tudo que envolve o idioma.
Dica 6: Anote tudo
Faça anotações de coisas sobre o seu dia a dia, associando palavras a imagens, cole-as próximo a seu local de estudos, assim você terá um campo visual repleto de vocabulário. Depois de anotar, leia tudo o que escreveu e se escute falando cada palavra.
Dica 7: Não é preciso ter pressa
Os hispanos falam muito rápido, não é? e, muitas vezes, falam de forma rápida, abreviando e reduzindo os sons, complicado demais.
Apesar de ser, em certo modo, uma característica do hispanofalante, para você não significa que também precise falar da mesma forma, principalmente no início.
Não tenha pressa ao falar em espanhol, vá com calma… dessa forma seu cérebro consegue processar o que está sendo dito.
DICA BÔNUS:
Encontre um MÉTODO de estudos adequado, pensado e planejado para te ajudar a chegar nesta fluência o mais rápido possível. Método que você poderá aplicar de onde estiver, incluindo-o na sua rotina de trabalho e atividades diárias. Aplique-o nos seus estudos e perceba como isso fará diferença.
Nós aqui do VHE temos este método específico de estudos, que disponibilizamos para todos os nossos alunos que compram nosso curso de espanhol, e esperamos que em breve você possa ser nosso aluno e possa aproveitar esse material incrível.
Para isso, entre na nossa lista de espera para novas vagas no Portal VHE, o meu curso completo de espanhol: http://www.vamosahablarespanol.com.br/listadeespera
Gostou dessas dicas? Já usa alguma delas?
Conta pra gente nos comentários qual já usa ou, se não usa nenhuma, qual gostou mais.
Nos vemos,
¡Un beso, chao y hasta luego!