Hola, chicos… ¿Qué tal?
Não é surpresa que o espanhol seja uma das das línguas mais aprendidas, ocupando o segundo lugar entre os idiomas mais estudados no Brasil e no mundo. Entretanto, uma dúvida comum a estes estudantes (especialmente os brasileiros) é saber qual espanhol é mais fácil de aprender.
Essa dúvida normalmente surge quando descobrem que o espanhol é falado em mais de 20 países, contemplando Europa (Espanha), América Central (Porto Rico, Cuba, Panamá, México…) e, claro, América do Sul (Argentina, Colômbia, Peru, Chile…) e isso, mesmo para um estudante iniciante, pode ser um pouco confuso, afinal, qual é o melhor “Espanhol” para aprender, tem um “Espanhol” melhor que outro? Bom, vamos analisar essas questões por alguns pontos…
Apesar de entender o porquê você quer escolher, acho que quando você é um iniciante, isso NÃO deve ser motivo de preocupação para você.
Você pode começar a aprender e mudar, e tá tudo bem, afinal você não é um NATIVO, certo? No início você vai mesclar sotaques, em um momento vai usar mais um que outro e tudo bem.
Duas coisas importantes para considerar ao tomar a decisão sobre que tipo de espanhol aprender é:
- Onde você se baseia? A nacionalidade, por exemplo.
- Por que você está aprendendo? Quais seus objetivos com a língua.
Ao pensar sobre essas duas questões você já mais ou menos consegue definir qual Espanhol será mais fácil para você aprender.
Bem, vou te ajudar nessa escolha, vejamos…
Se você está no Brasil, país que faz fronteira com países hispanos, então provavelmente o espanhol latino-americano seja melhor pra você. Assim, poderá escolher entre Argentina, Uruguai, Peru, Bolívia…
Você está em algum país Europeu? Então o espanhol da ESPANHA te servirá mais.
E por que isso tem que ser levado em consideração para entender qual espanhol é mais fácil de aprender?
Justamente porque o MELHOR ESPANHOL para aprender será aquele com o qual você tenha maior ou alguma identificação. Seja por motivos pessoais (por que casou com algum hispano-americano), resolveu ir trabalhar ou estudar neste país ou por afinidades culturais.
E por que essa identificação é importante?
Por ser uma língua falada em muitos países, ao definir seus objetivos você irá entender melhor as diferenças (de sotaques, vocabulário e culturais) que existem em cada país e, assim, poderá se apropriar do espanhol que precisará usar estando naquele país.
Essa escolha pode ajudar você a se conectar melhor com o IDIOMA, veja, falo se CONECTAR, porque para aprender isso não fará diferença. Pois independente de qual você escolher isso não interferirá TANTO na sua comunicação.
Isso faz sentido para você?
Bom, por fim, entendamos o seguinte…
Alguns sotaques latino-americanos são um pouco mais fáceis de entender que outros.
No geral as pessoas tendem a dizer que o espanhol mexicano ou colombiano são os mais fáceis. Talvez por serem mais claros e as pessoas falarem um pouco mais devagar…
Mas, vejam bem, disse ENTENDER, porque para APRENDER não importa que seja EUROPEU ou LATINO, você aprenderá a base gramatical, que pode ser a mesma em vários países, e vai usar ela em qualquer país, certo? O que poderá variar será SOTAQUE e VOCABULÁRIO.
Portanto, defina seu OBJETIVO de aprendizagem, ESCOLHA o PAÍS que você irá usar este ESPANHOL e se CONECTE com ele.
Veja séries com espanhol de Madrid, assista ao futebol argentino, ou ouça um reggaetón Colombiano.
Essa escolha não te levará a aprender o melhor ESPANHOL, mas facilitará com que você APRENDA-O de maneira “mais fácil”, pois ao chegar ao país você já vai estar familiarizado com SOTAQUE, VOCABULÁRIO e a CULTURA daquele lugar.
E então, o que acharam dessas dicas? Pensou que íamos trazer uma resposta prontinha? Comenta pra gente se faz sentido pra vocês o que falamos aqui.
Aproveita e vê esse vídeo no nosso canal e comenta lá “eu vim do Blog”, vamos amar te ter com a gente na nossa página:
Ainda não segue a gente no nosso Instagram? Estamos lá diariamente conversando e tirando dúvidas nas nossas lives semanais.
https://www.instagram.com/vamosahablarespanol/