Hola Chicos, ¿qué tal?
Sem dúvidas esta é uma das maiores dúvidas de todos os tempos de quem começou a se interessar por aprender Espanhol.
É uma pergunta recorrente principalmente porque no geral o estudante de espanhol sempre vem com aquela clássica frase “mas entendo tudo que a pessoa fala, só não falo”, e aí, em seguida já pensa que, por entender algo (“dominar” a habilidade da audição), que as outras habilidades (escrever, ler e, claro, falar) virão de forma rápida e fácil sem precisar estudar tanto, mas não é bem assim…
Bom, já viram que não é tão simples, certo? E talvez por isso vocês devam estar se perguntando…Então quanto tempo eu devo estudar por dia para chegar à fluência no Espanhol?
E a resposta talvez não seja a que vocês esperavam, mas, com certeza, é a resposta que vocês PRECISAM.
É preciso ESTUDAR e estudar muito para chegar à fluência desejada.
Bom, e agora vocês devem estar se questionando: mas de que tipo de estudo você está falando?
A questão é que podemos estudar de várias formas: aulas, livros, gramática, audição e pronúncia. Para cada tipo de estudo, há um TEMPO que você deve realizar. Porque não adianta nada você estudar gramática, sem praticar a sua pronúncia. De nada adianta querer ficar bom na pronúncia, se você não separa um tempo pra fazer uma IMERSÃO AUDITIVA no Espanhol. Faz sentido para vocês?
E é por isso que vocês precisam entender o que não está “certo” ou “errado” na hora de estudar e é por isso que nós te recomendamos algumas coisinhas para melhorar sua performance de estudos e, assim, você alcançará a tão sonhada fluência no espanhol no tempo que você deseja. Vejamos:
- Jeito ERRADO:
- estudar mais de 2 horas por dia sem mudar o estímulo (só ler e não praticar, por exemplo);
- não ter contato todos os dias –
- regra do mínimo resultado: é melhor 10 minutos por dia, durante 365 dias, do que 2 horas 3 vezes na semana.
- Não revisar.
- Não fazer estudo passivo (ouvir músicas, ouvir podcasts, assistir filmes com legendas em espanhol).
- Jeito CERTO:
- 30-60 minutos por dia,
- sempre ter exercícios,
- contato diário,
- imersão inteligente,
- exercícios, etc.
Então agora que você já sabe o que é certo, já separa de 30 a 60 minutinhos por dia para você estudar. Lembre-se: todos os dias é melhor do que 1 ou 2 vezes na semana. Sempre faça exercícios de prática de pronúncia e audição e escolha um filminho pra você assistir no final de semana para fazer sua imersão inteligente.
Lembra que são apenas dicas, muito úteis por sinal, mas que APENAS VOCÊ pode definir seu tempo de estudos. Mas aproveita que demos muitas dicas para colocar alguma delas em prática.
Gostaram? Depois conta pra gente se está funcionando. Combinado?
Veja também o vídeo no nosso canal e comenta lá “eu vim do Blog”, vamos amar te ter com a gente na nossa página: